Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe nasceu em Boston, EUA, em 19 de Janeiro de 1809. Filho de um casal de atores fracassados, onde a pobreza e miséria prevalecia. Se tornou órfão aos três anos, quando a mãe faleceu logo depois do sumiço do pai. Dizem que no velório da mãe, ele ficou horas observando seu rosto, e dizia que ela era muito mais bonita daquele jeito. Esse foi seu primeiro contato com a morte, foi onde reconheceu sua beleza, e esse conceito está presente na maioria de suas obras.
Ele foi adotado por um rico comerciante, o que lhe proporcionou uma boa educação. Frequentou a Universidade da Virgínia, estudou grego, latim, francês, espanhol e italiano. Edgar era viciado em jogos, isso o fez perder muito dinheiro e acabou largando a vida acadêmica, o que causou uma séria discussão com seu pai adotivo. Ele fugiu de casa e se alistou nas forças armadas, onde serviu durante alguns anos e foi dispensado por indisciplina. Neste mesmo período ele publicou seu primeiro livro policial. Edgar sempre foi mais apegado a mãe adotiva do que ao pai, mas assim como sua mãe biológica, ela faleceu.
Poe foi apaixonado por sua prima de primeiro grau, Virginia Clem, eles se casaram em segredo quando ela tinha apenas treze anos. Virginia sofreu com uma grave tuberculose, o que acabaria por levá-la a morte. Depois de sua morte, Edgar Allan Poe se entregou de uma vez a bebida e ao ópio, para ajudá-lo a enfrentar aquela dor. Inclusive, dizem que o poema Annabel Lee foi inspirado em Virginia. O poema conta a história de dois amantes se se apaixonaram ainda jovens, o que causou inveja aos anjos. O narrador acreditam que o serafim causou a morte de sua amada, mas suas almas ainda estão entrelaçadas. Muitos dizem que o tema frequente da "morte de uma linda mulher" em suas obras, se dá devido a perda de todas as mulheres que perdeu em sua vida.
Poe soube retratar a morte de uma forma bela e tocante, utilizando recursos melancólicos e ambientes fúnebres. A morte se tornou sua mais fiel amiga, e em seus contos, ela nos toca e adentra nossa mente. Utilizava técnicas para agarrar o leitor logo no primeiro paragrafo, sendo impossível desprender-se da leitura. A narrativa te introduz no ambiente, te causa angústia junto ao personagem, te faz submergir naquela história. Seus contos e poemas retratam além da morte, a perturbação da natureza humana, assim como mentes doentias e perturbadas, loucura extrema, personagens neuróticos e alucinações. Ele cria um ambiente macabro, que te carrega até o estopim final, te surpreendendo com o desfecho da trama.
Ironicamente, assim como seus contos, sua morte ainda é um grande mistério. Seu corpo quase morto foi achado em Baltimore, num estado deplorável, vestindo roupas de outra pessoa. Apesar de ter sido levado até ao hospital, não resistiu. A causa de sua morte é desconhecida até hoje, porém, segundo relatos, suas últimas palavras foram "Está tudo acabado. Escrevam: Eddy já não existe."
 ◇ ◈ ◇ ◈

Meu primeiro conto do Poe foi O Coração Delatador, e lembro até hoje da minha surpresa por nunca ter lido algo parecido. O conto me prendeu do incio ao fim e o final me deixou com uma cara de completa idiota, o que acontece com bastante frequência. Após alguns dias, comprei a edição econômica de Contos de Terror e Mistério numa banca aqui da cidade, lembro que terminei de ler em menos de um dia.
Meu segundo livro do Poe é um bem antigão, uma edição de 1978, com a capa em preto com detalhes dourados. Tinha uma espécie de troca de livros na biblioteca da minha cidade, então eu reuni alguns antigos (como crepúsculo, por exemplo) e fui até lá trocar. O livro estava meio acabadinho com a capa soltando, as folhas estão amareladas e a impressão está um pouco falha por causa do tempo. Consegui consertar a capa com cola quente, mas a fitinha de marcar página se perdeu. Bom, é um livro de 38 anos, ele resistiu bastante até agora.

Um dos meus poemas preferidos dessa edição, além de claro, A queda da casa de Usher, é O Gato Preto. Caso vocês se interessem pelo conto, cliquem sobre o título para ler. E para a minha decepção, nenhuma das minhas duas edições tem um dos mais famosos poemas do Poe, O Corvo.
"Não espero nem peço que se dê crédito à história sumamente extraordinária e, no entanto, bastante doméstica que vou narrar. Louco seria eu se esperasse tal coisa, tratando-se de um caso que os meus próprios sentidos se negam a aceitar. Não obstante, não estou louco e, com toda a certeza, não sonho. Mas amanhã morro e, por isso, gostaria, hoje, de aliviar o meu espírito. Meu propósito imediato é apresentar ao mundo, clara e sucintamente, mas sem comentários, uma série de simples acontecimentos domésticos. Devido a suas conseqüências, tais acontecimentos me aterrorizaram, torturaram e destruíram. No entanto, não tentarei esclarecê-los. Em mim, quase não produziram outra coisa senão horror — mas, em muitas pessoas, talvez lhes pareçam menos terríveis que grotesco. Talvez, mais tarde, haja alguma inteligência que reduza o meu fantasma a algo comum — uma inteligência mais serena, mais lógica e muito menos excitável do que, a minha, que perceba, nas circunstâncias a que me refiro com terror, nada mais do que uma sucessão comum de causas e efeitos muito naturais."
(Trecho de O Gato Preto)
Espero que vocês se apaixonem pelo Poe assim como eu, pois além de ser considerado "O pai dos contos de terror", ele foi e ainda é um grande simbolo de influência nos gêneros de ficção policial. Se entreguem a sua narrativa perturbadora, e tenha preferência durante a noite, somente a noite e nada mais. Referência ao poema O Corvo

Por fim, quero me desculpa pelo breve sumiço. Perdi alguns dias me dedicando a uma série nova que descobri, e coincidentemente, seu tema central são assassinatos inspirados nos contos do Poe. Talvez mais para frente eu poste sobre essa série, pois ela é simplesmente fantástica.

18 comentários:

  1. Eu simplesmente adoro a escrita do Poe. Eu me identifico bastante e devo confessar que adoro coisas macabras. Eu fiz parte de um grupo que interpretou O Gato Preto em uma apresentação da escola ♡

    O primeiro conto do Edgar para mim também foi o Coração Delator, do olho de abutre, e eu achei muito marcante, o que me motivou a ler outros.

    E eu recomendo que você veja Vincent, meu curta favorito, que é do Tim Burton e que cita o Poe. Vale a pena ver, tem apenas cinco minutos e pode ser encontrado legendado no YouTube.

    Estou cada vez mais apaixonada por aqui, Isa ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita dele é maravilhosamente linda, tão cheia de detalhes e tão única. Sempre quis fazer parte de um teatro, ainda mais se tratando de uma obra do Poe como referência.

      Coração Delatador tem uma narrativa tão sufocante, quando ele descreve as batidas do coração eu me sinto no lugar do narrador, é angustiante.

      Assisti o curta ontem a noite, foi a melhor recomendação que eu poderia receber!

      Até mais, Isa. ♡♡

      Excluir
  2. Oee Moko-chan (posso te chamar assim?) >///<

    Moça, suas postagens são muito caprichadas e eu adoro a maneira como tu escreve! Seu blog é muito confortável, não sei se já disse isso ou não, mas é a mais pura verdade.

    Eu conheci Poe quando eu tinha 14/15 anos e passava meu tempo vasculhando os livros antigos da biblioteca da escola, e fui perguntar pra bibliotecária se aquele livro era bom. Aí ela me deu uma aula sobre Poe, abriu o livro e me mostrou os dois contos que ela mais gostava que era "O Corvo" e "O Poço e O Pêndulo" e quando eu li eu tive a sensação mais incrível de melancolia. Nesse mesmo ano foi lançado o filme "The Raven" que falava sobre os últimos dias de vida do Poe, e eu gostei do filme, era de quebrar a cabeça pensando e se surpreendendo.

    O ano passado eu ganhei um livro ilustrado da minha mãe, "Contos de Imaginação e Mistério", e me apaixonei pelo conto "A Máscara da Morte Vermelha" (já encontrei variações do nome), esse conto tem um significado muito, mas muito grandioso pra mim. Em outras palavras, eu sou apaixonada por Poe! Mas ainda desconheço contos, espero poder encontrar livros físicos dele, porque eu tenho um relacionamento bem melhor com papéis do que com pdf auhehea~

    Seu post foi maravilhoso, teu gosto é muito bom também!
    Até mais :3 Dois Cafés

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yunnie, claro que pode! Muito obrigada, sério, eu me esforço muito pra deixar tudo ajeitadinho e fico feliz que está dando resultado. ♡

      Se eu trabalhasse numa biblioteca eu seria basicamente assim também çsdkçlk "esse livro é bom?" "Então, o autor nasceu em blá blá blá".

      Eu tenho a versão economica de "Contos de Imaginação e Mistério", acabei esquecendo de tirar foto dele. Mas as ilustrações são incríveis! O traço macabro só acrescentou e enriqueceu os contos do Poe.

      Muito obrigada Yunnie, até mais. ♡♡

      Excluir
  3. Quem não gostaria de nascer em Boston? Bom, mas ser filhos de pais que eram atores fracassados e viver na miséria eu não queria, até porque isso eu já tenho na minha vida. - brincadeira.

    A parte da morte da mãe me deixou um pouco triste mas eu acho que foi o ponta pé para que decolar de uma vez só, queria saber o motivo do sumiço do pai, aquele safado. -q. O seu contato com a morte foi muito triste. Foi adotado, fugiu, viveu nas forças armadas e depois a mãe adotiva morreu...? Oi? Amei essa história.

    Bom, eu adorei a história dele, adorei saber sobre as paixões e os modos que ele viveu a vida, digamos que de uma maneira digna de se viver. Deixou a história marcada né? O final foi tipo, meio confuso para mim, como a sua última frase antes de morrer me deixou meio "ele sabia o que aconteceu?" "Está tudo acabado. Escrevam: Eddy já não existe.".

    Eu li o "O coração Delator" que você deixou anexado no link e eu achei maravilhoso. Fiquei curiosa sobre esse livro e tenho certeza que foi uma achado para você, queria ter essa sorte mas na minha cidade nem tem biblioteca.

    Amando cada postagem e cada palavra agridoce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte da miséria acredito que todos passem aqui sdçlkfsk n

      Quando eu li sobre a morte da mãe dele em um site, eu fiquei extremamente triste só de imaginar como foi para o Poe. A vida dele sempre foi muito difícil, mas ele soube aliviar isso da melhor forma que é a escrita. É impossível não se apaixonar mais por ele depois de saber por tudo que passou.

      Há várias controvércias e lendas sobre a morte dele e sobre sua última frase, alguns sites dizem que é “Senhor, por favor, ajude minha pobre alma”, mas não se pode ter certeza. Eu escolhi essa para colocar no post porque segundo o que li na internet, ele disse isso para sua tia.

      O coração delatador é incrível! Incrivelmente sufocante e intenso, assim como todas as outras histórias. Nem imagina o quanto eu fiquei feliz ao ver essa capa, li o "Poe" na estante e meu coração já começou a falhar de leve.

      Obrigada Laura, até mais. ♡♡

      Excluir
  4. Já conhecia o Poe, mas nunca cheguei a ler um de seus livros, ou saber mais sobre ele.

    Que história de vida comovente, surpreendente? Não sei como descrever, estou com uma sensação de sombriedade, mas também de admiração.

    Bom, depois desse post maravilhoso, não poderia ficar sem me apaixonar pelo Edgar, estou realmente muito ansiosa para ler alguma de suas obras! Muito obrigada mesmo por me apresentar! haha

    xoxo

    PS: Mas que capa de livro mais linda! E, acredito que o conteúdo seja mais lindo ainda ♡

    PS2: Notei a Jordana ♡ (layout amorzinho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler muitos mais contos e poesias do Poe, tenho certeza que vai se apaixonar ainda mais!

      A capa, apesar de estar um pouco gasta, é maravilhosa. Eu ainda pretendo levar em algum lugar para restaurar, mas não sei se é caro. Dentro tem uma foto do Edgar e um breve resumo da sua biografia ao lado, é uma das melhores partes.

      Jordana é amor. ♡

      Até mais, Júlia. ♡♡

      Excluir
  5. Olá Moko, acho que é a primeira vez aqui eu comentando né?
    Não conhecia esse escritor. Que história de vida não? Imagine acabar passando por o que ele passou. Me leva a pensar algumas filosofias do porque certas coisas acontecem. Há pessoas que não sabem muito lidar com a morte.

    Terminou de ler menos de um dia? Deve ter sido muito interessante! Eu me pergunto, realmente quando a gente vê um tipo de escrita diferente isso surpreende as pessoas. 38 anos esse livro? Que vida! Eu espero um dia poder conservar algo por tantos anos assim. Eu ainda não li nenhum conto/história/texto desse Poe. Acho que vou ler um dia...

    Entendo esse sumiço, nem sempre dá para se manter o blog em dia! O importante é que voltou.
    Bye's ♡
    O Snack Cheese é a queijolândia~✧ |
    Temos pipocas e sopas! Venham ☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, seja bem vinda! Ele soube lidar com a morte da melhor forma, retratou sua beleza em todas as suas obras. Isso é uma das coisas que eu mais admiro no Poe.

      Não é fácil encontrar alguma escrita que me surpreenda, geralmente são coisas muito monótomas. Apenas alguns autores despertaram a minha curiosidade e me fizeram apaixonar por sua escrita, como o Bukowski, Kafka e o Poe.

      Obrigada por comentar, até mais. ♡♡

      Excluir
  6. CÁ ESTOU EU, COMO EU TENHO UM VÍCIO EM LAYOUTS, PRECISO DIZER QUE O SEU ESTÁ MUITO LINDO *-*
    Na escola minha professora de sala de leitura já havia lido O Gato Preto para a classe, faz alguns anos, mas eu ainda posso me lembrar da histórias, porque ela realmente me prendeu a atenção, a narrativa é incrível e até o fim, estava fascinada. Não conhecia aindaa história dele, nem que era tão velho assim. Sabe, gosto muito de ler sobre a história de pessoas que já se foram, deve ser por isso que minha matéria favorita é História :v Mas enfim, ele realmente perdeu muitas mulheres durante sua vida, acho que qualquer enlouqueceria com isso e iria recorrer as bebidas para esquecersse por um tempo de todas as dores, ver cada pessoa que você ama, ir partindo, é como se você nunca fizesse a escolha certo, como se sempre estivesse errando e sendo punido. É um tanto triste.

    Que edição antiga, a capa é muito bonita, sinta-se uma colecionadora hahah Não tenho livros velhos, não tão velhos assim, mas tenho alguns livros em casa de mistério, que bem eu já não sei mais onde estão. Vou ver se condigo baixar alguns arquivos em .pdf ou atê mesmo achar no Wattpad algo do Poe, você me fez despertar uma vontade para ler os textos dele. Agora me lembro, uma autora/ou autor fez várias referências para o Poe em um de seus livros: Os Criminosos Vieram Para o Chá. Ou algo assim, tem algumas páginas ilustras e em alguma delas, tinha desenhos figurativos de Poe, não tenho certeza, mas acho que era ele mesmo. Gostei do post, e sim, fale da série <3 Até a próxima~ ColdH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADA!!!
      Sempre me interessei por biografias, é importante saber como foi o passado de alguém e toda sua caminhada para chegar onde chegou, quais foram suas dificuldades e como os acontecimentos da sua vida influenciaram na sua personalidade. Poe era cercado pela morte e as pessoas que ele amava sempre acabam o deixando de alguma forma, é impossível não enlouquecer nessas circunstâncias. Poe poderia ter desistido e não sido ninguém, mas ele decidiu retratar seu sofrimento em seus contos. Isso é o que mais me fascina, ele era uma pessoa incrível.

      AMO coisas antigas assim, me sinto um pouquinho especial por ter algo que talvez nem esteja mais em circulação. E sobre os contos, você pode baixá-los em qualquer site, eles já são domínio publico então não tem nenhum problema.

      Vou tentar fazer uma resenha, sou péssima com isso dslçkfk

      Até mais, Mi. ♡♡

      Excluir
  7. Eu tenho contos terror numa versão pocket, bem velha e acabada, guardada em algum lugar da minha prateleira. Eu li ela faz alguns anos, talvez uns quatro e, lembro que a primeira impressão que tive foi surpresa. Surpresa porque o terror que eu conhecia era mais cru e seco, não como esse que se infiltra na cabeça da gente e fica lá para sempre. Percebo isso ao reler o começo de O Gato Preto, é muito estranho, prova que escrita dele é mesmo inesquecível.
    Sua edição é tão bonita, apesar de velha. Talvez eu diga isso porque tenho certo apreço por livros antigos, de capa dura e páginas amarelas.
    Eu não conhecia a vida dele então estou agradecida por esse post. Parece ser uma história maluca e é difícil acreditar que é a verdade, principalmente a parte sobre sua morte. Tem coisa mais perfeitamente misteriosa e instigante do que isso? Mas parece um final condizente com todo o resto
    Quando terminei de ler o post, fui reler o corvo e o poema é mais incrível do que eu lembrava, acho que porque agora sou outra pessoa hahahaha. Acho que vou ficar pensando nele por um tempão.
    Pronto agora vou voltar para a obsessão com terror que eu costumava ter e pior... são quase três da madrugada.
    stupid.jpg


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu choque em ler os contos do Poe foi maior, pois eu não tinha o costume de ler contos de terror, na verdade nunca havia lido algo do tipo.

      Podemos perceber a sua história retratada em seus contos, é algo incrível. Sua morte, apesar de triste, é algo que se encaixa com toda sua trajetória.

      Essa é a melhor hora para se entregar ao terror.

      Até mais. ♡♡

      Excluir
  8. Olá Moko!

    Eu realmente acho loucura dizer isso mas acho que a morte fez Poe se tornar magnifico em tudo que ele fez. Eu já li o começo de "O corvo" e espero ansiosamente para ler em um livro físico porque tenho sérios problemas em ler livros em pdf. Fico invejando uma edição linda de histórias extraordinárias que é simplesmente linda, um dia eu ainda acho ela em algum sebo por aqui (sonho com isso hahahaha).

    Poe é um dos autores que quero muito ler todas as obras, a escrita dele é incrível, e concordo em dizer que a narrativa é perturbadora pelo pouco que li de suas obras.

    Esse post me fez aumentar a vontade de ler Poe. Muito obrigado! E tenho que dizer que seu layout é muito lindo.

    O layout tá lindo! Eu particularmente gosto muito de layouts assim com poucas cores e mais minimalista.

    Sobre os filmes, olha, eu sou meio paranoico com filmes porque eu realmente entro na história, então as vezes não é muito bom assistir esse tipo de filme hahahahaha. Eu já ouvi muito falar sobre Holocausto Canibal, ele realmente foi muito polemico, acho que li em algum lugar uma vez que os produtores foram chamados a justiça pois pensaram que os atores realmente tinham morrido (já dá pra ver o nível por aí), mas alguns animais realmente morreram durante as filmagens e esse é o motivo pelo qual eu nunca vou assistir (talvez eu assista por ser teimoso).

    Eu gostei muito do post, sério!

    Até mais!
    escrito no ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é loucura, é exatamente isso. Talvez se a morte não tivesse tocado o Poe, não teríamos obras tão originais e magnificas assim. Ler em pdf é péssimo, ler livros físicos é sempre melhor. Espero mesmo que ache! Ela é incrivelmente linda, todos deveriam ter algo assim na estante, e pode ter certeza que vai achar por um preço bem baratinho, vi em sebos na internet por 20 reais.

      Fico feliz que tenha despertado um interesse em você por esse homem maravilhoso que é o Poe, eu que agradeço.♥ E sobre o layout, fico imensamente feliz que ele tenha te agradado, essa é uma das minhas maiores preocupações. Muito Obrigada.

      Não tenho coragem de assistir Holocausto Canibal, mesmo que eu tenha um pequeno interesse e admiração por filmes gore, meu estômago não é tão resistente assim. Só o fato de animais sendo mortos de verdade é um motivo pra me manter longe desse filme.

      Muito obrigada, volte sempre que puder. ♥

      Excluir
  9. Olá (esse comentário pode ser apagado). Eu vim agradecer por estar no seu blogroll, é muito gratificante pra mim! Queria avisar que mudei de blog, criei meio que um diário pessoal. : http://flores-almond.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, seu blog é maravilhoso! Precisava compartilha-lo com todos.

      Até mais, Laura. ♥

      Excluir