O Apanhador no Campo de Centeio

Queria começar me desculpando, porque para ser sincera com todos vocês, nem sei exatamente que palavras usar para demonstrar fielmente a complexividade e geniosidade que é esse livro. Ao pegá-lo na prateleira da biblioteca, sequer cheguei a imaginar que ele se tornaria tão importante para mim. Então, eu espero que entendam a minha forma simples de tentar transmitir meus pensamentos e interpretações sobre O Apanhador no Campo de Centeio.


 ◇ ◈ ◇ ◈

Antes de tudo, o contexto histórico desse livro é muito importante para a compreensão da obra. Foi escrito e publicado durante os anos de 1940 e 1950. Ele se tornou uma das obras mais importantes da literatura americana, principalmente por se passar na década de 50 e tratar de assuntos que na época, eram ainda polêmicos. Salinger foi, se não, um dos primeiros a tratar a adolescência como tema principal, o que chamou a atenção das pessoas na época. O livro foi mais do que um sucesso, porque além de tratar assuntos extremamente importantes e complexos como sexo, homossexualidade e rebeldia, ele faz o leitor se apaixonar pela narrativa e principalmente (ou não) pelo narrador.

O narrador em questão é Holden Caulfield, um adolescente de 16 anos que narra alguns acontecimentos após ser expulso do seu colégio. Apesar da narrativa se passar em apenas dois dias após a saída de Holden, há milhares de assuntos importantes retratados durante esse percurso. 
Holden é um dos personagens mais complexos que pude conhecer, seus pensamentos são todos confusos, e imagino eu, que nem mesmo ele possa entendê-los. Ele odeia praticamente tudo e todos, para ele todos os adultos são cretinos e hipócritas, todas as pessoas que vivem ao seu redor são cretinas, os trabalhos são cretinos e tudo que se passa à sua volta é a mais pura hipocrisia. Ele repete a palavra "cretina" zilhões de vezes durante o livro para descrever qualquer coisa que não o agrade. Ele é uma pessoa desajustada em vários grupos sociais, não se ajusta com os próprios pais nem com os colegas de quarto e principalmente com a sociedade, ele vê problemas em tudo, enxerga o pior lado de todos. 
A complexividade desse personagem é encantadora, você pode amá-lo ou odiá-lo, há várias versões diferentes do mesmo personagem. Apesar de odiar a tudo e todos, as únicas coisas que o agradam é sua irmã Phoebe de 10 anos e seu falecido irmão Allie, que morreu de leucemia. Holden enxerga a pureza nos dois e isso o encanta. O irmão é citado em diversas partes do livro pelo narrador, pois ele é a única coisa que o conforta diante ao caos que impregna sua mente. Inclusive, um dos lugares que mais o agrada é um museu da cidade, justamente pelo fato que independente de quantas vezes você for lá, seja com seus cinco anos de idade ou com os seus trinta, tudo vai continuar da mesma forma, intacto. Isso nos mostra o medo que cerca sua vida, o medo de crescer, o medo de enfrentar a sociedade cretina e falsa dos adultos. 


Você passa mais da metade do livro sem entender o significado do título, mas a partir do momento em que ele é citado, tudo que você leu até então faz sentido. Holden, quando perguntado pela irmã o que ele gostaria de ser no futuro, ele se recorda de uma citação errônea de um poema, onde ele acreditava ser "Se alguém agarra alguém atravessando o campo de centeio", ele responde que queria ser um apanhador no campo de centeio. Holden gostaria de ser o único adulto responsável por segurar as crianças que brincam no campo de centeio e caem descuidadas no abismo. Podemos interpretar então, que esse abismo que engole as crianças é justamente a vida adulta, Holden, gostaria de ser a pessoa responsável por manter a inocência e a pureza das crianças que ainda brincam no campo. Isso é genial, foi uma das metáforas que mais me encantou durante a leitura.

O livro é simples e não tem nenhum acontecimento relevante, é apenas um final de semana de um garoto problemático pelas ruas de Nova York. A importância é a forma que você enxerga as entre-linhas, a forma que você interpreta todos aqueles acontecimentos e como você os aplica na sua realidade. Isso é o que torna O Apanhador no Campo de Centeio um livro tão mágico. Espero mesmo que vocês se interessem por ele, e principalmente que eu tenha conseguido transmitir pelo menos um pouco do que pude sentir ao ler.



14 comentários:

  1. Olá Moko, que layout lindo e calmo, achei tão maravilhoso ♥
    Eu esperei bastante por postagens novas aqui no seu blog e sempre repito, sempre me surpreendo com as coisas que você posta, sempre tão original e com tanta criatividade.
    Sobre o apanhador no campo de centeio, eu não conhecia, é algo diferente pra mim saber sobre ele, pois eu não sabia nem da existência do mesmo haha.
    Eu fiquei tão interessada pelo livro, eu achei que suas palavras me fizeram desejar o mesmo. Eu fiquei tão encantada quanto você e já estou no google pesquisando sobre... Um beijo
    http://flores-almond.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fiz ele na pressa ontem de madrugada, acabei enjoando do antigo e não tinha nada pronto aqui.
      Não sei como agradecer por cada comentário carinhoso seu, muito obrigada. ♥
      É difícil encontrar alguém que o conheça, mas eu fico feliz que tenha se interessado. É um livro incrível, tenho certeza que irá adorar tanto quanto eu.

      Até logo, Ana. ♥

      Excluir
  2. Oe Moko :3

    Bem pra começo de conversa queria dizer que gosto bastante da sua escrita. Parece que... dá pra sentir tudo o quê você quer dizer com as suas palavras é uma coisa muito legal.
    Sério eu preciso procurar esse livro (já estou caçando em .pdf aqui), achei bastante interessante e diferente. AEEE ACABOU DE BAIXAR O LIVRO! Com certeza vou lê-lo e depois te falo o quê achei tudo bem?

    godibai o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alone! Muito obrigada, sério. Eu sempre fico preocupada com essas coisas, nunca sei se as pessoas vão entender o que eu estou sentindo.
      Você vai adorá-lo, tenho certeza! Quando terminar venha me contar o que achou.

      Até. ♥

      Excluir
  3. Olá Moko o/ <33
    Eu não conhecia esse livro ainda. Parece que deve ser um livro bom do jeito que tu está falando dele. Acho que tu passou sim o que tinha que passar. Parece ter algumas filosofias, entendi a metáfora! Que coisa, deve ser um livro com algumas reflexões.

    Bye's (blog de duas manas) ♡
    O Snack Cheese é a queijolândia~✧ |
    Temos pipocas e sopas! Venham ☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yuka.
      Ele é muito bom, é aquele tipo de livro para pensar uma semana depois de ler.

      Até mais.

      Excluir
  4. Que bom ver uma resenha tão bem feita, não dá preguiça de ler.
    Realmente gostei muito, e fiquei com vontade de ler o livro.
    http://brancobolcado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Tenho certeza que irá gostar caso leia.

      Excluir
  5. Resenha assim, da vontade de querer saber até os spoilers do livro. Não conhecia esse livro nem nunca tinha visto ninguém falando nada dele.

    Parece ser bastante legal a história, queria saber o desfecho da história, com certeza já está na minha lista.

    Eleutheromania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! A história não tem bem um desfecho, mas é interessante da mesma forma.

      Obrigada pelo comentário. ♥

      Excluir
  6. Obras antigas me encantam e nunca havia ouvido falar nesse livro. Sua resenha ficou muito bem feita, mas não curto muito livros do gênero. Pode ser que leia um dia mesmo assim :D

    ~September Rains

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! É uma pena não gostar, esse tipo de livro é um dos meus gêneros favoritos. Caso algum dia se interesse, não hesite em aparecer por aqui e comentar sobre o que achou.

      Obrigada pelo comentário. ♥

      Excluir
  7. Isa, amo livros que retratem esse contexto e essa época. Eu tenho aqui em casa um exemplar e este é um livro da prateleira da minha mãe que já me foi recomendado e eu nunca li não sei por que.

    Eu preciso muito ler esse livro! Eu juro que não sabia do que se tratava e agora tudo começou a fazer mais sentido dentro da minha cabecinha (principalmente o por que da minha mãe ter me indicado este livro). O penúltimo parágrafo me arrepiou e achei meio spoiler, Isa, AAAAAAAA, ajsjhdajh ♡

    Eu demorei para vir aqui, eu sei, mas é que eu estava revirando todas as gavetas e todos os armários existentes aqui na procura do livro. Eu queria ler pelo menos o primeiro capítulo para que eu pudesse comentar o que achei, mas não o encontrei em lugar nenhum. Mamãe disse que vai dar mais uma olhada, ela está achando que emprestou para alguém que já nem lembra quem ☹

    Amo, simplesmente amo mais este blog a cada vez que passo por aqui ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa época é uma das minhas favoritas! Sempre me agrada ler ou assistir sobre pessoas que quebraram todo aquele sistema e padrões da época.

      Precisa mesmo! Apesar de ser bem monótono, ele é muito bom e tenho certeza que irá gostar. Juro que não é spoiler, eu agradeceria se alguém tivesse me explicado sobre o título, pois passei metade do livro pensando em que diabos isso queria dizer.

      Não se preocupe, senti um pouco a sua falta mas posso compreender. Espero que ela o ache. :(

      E eu amo sua visita, Isa. ♡♡♡♡

      Excluir