Então, eu assisti Suicide Squad


Hoje eu combinei de ir ao cinema com alguns amigos assistir a estréia de Esquadrão Suicida, e apesar de admitir ser muito mais fangirl da Marvel (sou suspeita nas críticas, sim), eu até que tinha bastante expectativa com esse novo filme. Depois da derrota que foi Batman vs Superman, eu achei que a Warner tinha reconsiderado alguns pontos do filme, e ela realmente fez isso, mas de uma forma meio errada. Não sou crítica de cinema nem nada, muito menos me arrisco a dar nota nos filmes, mas como esse é um blog pessoal, quero registrar minha opinião.

Espero que todos vocês tenham uma noção do filme, não sou boa com sinopses. Enfim, o filme gira em torno de acontecimentos logo depois da morte do Superman em BvS (foi mal pelo spoiler) e o sumiço do Batman. Com a falta de um protetor da cidade, um membro do governo chamada Amanda Waller, decide reunir os piores vilões para resolver uma grande ameaça.


Amito que um dos principais motivos para ter ido até o cinema foi pelo fato da minha banda preferida estar na trilha sonora. Caso não saibam, acompanho Panic! at the Disco desde a sua formação inicial, e a ultima vez que pude ter o gosto de ouvir a voz do Brendon em algum filme foi em Garota Infernal. Além disso, sou apaixonada pela Viola Davis e pelo Jared Leto, são atores que eu assistiria qualquer coisa em que eles estivessem no elenco.


Primeiro: o visual é fantástico! A escolha de cores e a arte em geral do filme tem um ótimo contraste. Apesar da características dos filmes da DC serem um ambiente bem escuro, os desenhos em neon e até mesmo alguns figurinos e luzes de fundo combinaram com toda essa onda dark. É exatamente no estilo que vemos nos trailers. Ao assistir algumas críticas no youtube, vi que a maioria achou o 3D desnecessário, eu discordo nesse ponto, o 3D só deixou a minha experiência melhor, ainda mais nas cenas onde aparece o vilão.
Outro ponto é a questão dos cortes, muitas cenas foram cortadas e o filme acabou passando uma ideia de "picotado". Talvez o objetivo era amenizar o tom do filme, já que BvS recebeu muitas críticas por ser sombrio e tudo mais, porém, a edição não colaborou nada dessa vez. Cenas que vimos nos trailers e nas fotos que vazaram acabaram não entrando, e também esse foi um dos motivos para o meu descontamento com um certo personagem. A trilha sonora é muito boa, mesmo tendo apenas alguns segundos restantes lá no finalzinho para apreciar o cover de Bohemian (Queen) do Panic!

 

Vou entrar em um ponto que me desagradou profundamente, não se sintam ofendidos ou chateados pelo que eu falar. A romantização da Harley com o Coringa foi MUITO desnecessária, não estou exagerando. A participação do coringa em si já é algo que deveria ser repensada, apenas 20 minutos de tela para um personagem notável numa história onde ele não tem interferência alguma, está ali apenas para somar ou agradar o público que vive por romance.
Coringa sempre foi um personagem reconhecido pelo alto grau de insanidade em seus atos, isso é reforçado em todos os filmes, hqs e animações em que ele é retratado. Nas hqs principalmente, sua relação com a Harley é fruto de apenas interesses de quando lhe convém. Harley é obcecada pelo Coringa, ela deixa isso claro no filme quando é perguntado se ela morria por ele. Sabemos que a relação entre os dois nunca foi reciproca e muito menos envolve amor, é algo problemático que poderia muito bem ser aprofundado pelo roteirista introduzindo o evidente relacionamento abusivo. No filme em questão, o Coringa nos passa a impressão de estar completamente apaixonado pela Harley e que faria qualquer coisa para protegê-la e ficar junto a ela, a resgata em situações nada aproveitosas para a trama, e há momentos onde poderia SIM mostrar seu verdadeiro lado insano. Eu fiquei super incomodada com isso, houve momentos em que as pessoas da sala de cinema gritavam "Awww" nas cenas em que os dois estavam juntos, eles torciam por um casal onde NÃO EXISTE AMOR. Ele a tortura e usa como bem entender, isso não é saudável nem muito menos digno de admiração.


Focando agora apenas no Coringa, a atuação não pode ser inteiramente julgada, já que o personagem teve pouco tempo para nos convencer. Jared é um ator fantástico e eu acredito que ele tenha se empenhado, mas há cenas muito forçadas em sua atuação. Ele tenta a toda hora nos convencer que ele é louco e insano, mas de uma forma falha. A risada é algo terrível, foi um dos pontos que mais me desagradaram nesse personagem. Posso resumi-lo a uma mistura de Al Pacino e algum personagem do Nicholas Sparks. Amo o Jared com toda minha força e espero que ele seja um Coringa muito melhor do qual me foi apresentado hoje, acredito que ele tenha o potencial necessário, mas não pude deixar de sair um bocado decepcionada.

Apesar de ter alguns pontos que me desagradaram, o filme pode ser considerado muito bom. Não é o melhor filme do gênero de super heróis lançados até agora (ainda fico com Deadpool) mas vale a pena gastar um dinheiro para assisti-lo. Aliás, eu estou na espera da versão estendida para poder assistir sem todos aqueles cortes, talvez ele possa me agradar ainda mais.
Não quero dar spoiler, mas tem duas participações muito especiais, inclusive um dos meus atores preferidos aparece rapidamente durante uma cena. E esperem alguns segundos a mais quando o filme acabar, tem uma cena pós-créditos que liga esse filme ao próximo a ser lançado.

 ◇ ◈ ◇ ◈

10 comentários:

  1. Gostaria de saber porque todos os filmes estão vindo em 3D, queria muito ir ao cinema e assistir algum filme igual antigamente. Estou louca pra assistir Suicide Squad, mas nem me atrevo a ir ao cinema -alem disso na minha cidade nem tem- pra assistir essa versão cortada é pura sacanagem. Porem eu gostei do seu ponto de vista, ao falar sobre o Coringa e a Harley. Adorei o spoiler também sobre o Superman, não tinha assistindo o filme ainda também. Mas ok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até que gosto um pouquinho de filmes em 3D, mas preciso concordar com o fato de que na maioria esse recurso é bem desnecessário. São oferecidos apenas para poder cobrar mais no ingresso.
      Minha cidade também não tem cinema, precisei ir até uma das cidades visinhas para poder assistir. Além do preço do ingresso e pipoca, precisei pagar a passagem, tudo isso pra assistir um filme que eu poderia muito bem esperar mais uns meses.

      Excluir
  2. Eu ouvi todos os meus amigos falarem sobre esse filme mas eu não senti interesse em assistir, talvez seja pelo fato do coringa que eu não sou muito fã e eu concordo com você na parte que ele é meio desnecessário na história e talvez seja mesmo.
    Eu queria assistir para opinar mais, eu adorei a postagem!
    http://flores-almond.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto do Coringa, um tanto bem considerável até, por isso criei muita expectativa ao ver os trailers. Não quero dar uma opinião concreta sobre a atuação em si, mas a introdução dele no esquadrão suicida não somou em nada.

      Obrigada!

      Excluir
  3. Isa, socorro, vou te confessar algo muito sério: eu odeio super-heróis. Eu não assisti Vingadores, BvS, Batman "normal", Deadpool e etc. Nada! (Me julgue... Ah, mentira! Eu assisti ao Homem-Aranha, conta? ahaha). Eu não vejo graça nenhuma, apesar de que eu pretendo arriscar assistir um dia com uns amigos que são fãs de hqs, Marvel e filmes de heróis. Docinho, no antepenúltimo parágrafo você escreveu "Ele a tortura e usa a usa".

    Bem, desde o começo do ano eu ouço falar desse filme, principalmente pelo meu professor de história, que tem coleções de bonecos, é fã dessas coisas e blá blá blá. Ele tem até um canal no YouTube (x). A minha professora fez cosplay da Arlequina nas olimpíadas do colégio e infelizmente não tenho ela adicionada no Facebook para linkar algumas fotos, hahaha.

    Gostei da análise que você fez do filme e das suas criticas, acho que eu assistiria só para confirmar o que você disse. Bem, não sei o Jared de Coringa, mas o Jack Nicholson até eu gosto ♡

    E, por favor, Panic! fez cover de Bohemian Rhapsody? Estou morta! Amo Queen do tipo que quando estou feliz coloco no máximo para tocar no meu quarto. E sim, eu danço sozinha e não estou nem aí.

    Até mais, hihi ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? Prometo não julgar, mas poxa! Eu sou apaixonada pelo universo de super-heróis, cada filme perdido do tema é uma facada no coração, mesmo eles sendo decepcionantes(né, BvS?). Obrigada por me avisar, acabei escrevendo o texto pelo celular e não lembrei de revisar.

      Meu professor de Língua Portuguesa me infernizava todos os dias por causa desse filme! Ele até tinha prometido que ia me levar com ele pra gente poder assistir juntos, infelizmente não deu certo. Adoraria ver o cosplay da sua professora. Sempre quis uns professores legais assim que gostem da mesma coisa que eu, mas por enquanto só tenho um.

      Muito obrigada, não tenho muita experiência em comentar sobre filmes, apenas em rodas de amigos. O Coringa do Jack é maravilhoso, é com certeza o meu preferido, porque além de ter aquele toque mafioso e tudo, é a interpretação do Jack Nicholson, não tem como não amar.

      SIM!! Todos os shows o Brendon faz questão de fazer um cover dessa música, ele é apaixonado por Queen. Imagino o quanto ele deve ter ficado feliz ao receber a proposta de fazer um cover para o filme. ♥

      Até mais, Isa. ♥

      Excluir
  4. Concordo plenamente em relação ao caso da romantização do caso entre o Coringa e a Arlequina. A relação é claramente abusiva, porém a obra tratou disso da pior forma: romantizando os terríveis pontos dos vestígios deixados por uma cultura patriarcal, como a visão absurda de submissão da mulher. A ligação paradoxal que ocorreria entre os dois fica então mitigada. O roteiro, portanto, enfraquece o que poderia ser linha firme para lutas e discussões importantes. Muita brecha para trazer boas mensagens, pouco aproveitamento disso: assim podemos resumir "Esquadrão Suicida". O elenco é sensacional, a entrega é convincente, a trilha sonora é de aplaudir, mas o principal, o decorrer total do longa, não é deleitoso e sequer pensante. Os diálogos são inconsistentes e poucos cavam mais as análises políticas e sociais que poderiam. Decepção. Algumas passagens acrescentam e ratificam toda a proposta crítica deixada antecipativamente, mas colocando todas em conjunto com as cenas dos trailers propostos, já teríamos o suficiente em, quiçá, 40 minutos. O filme de mais de 2 horas não merece atenção ao tempo que tem. Adorei o balanceamento que deu, os alertas e os pontos positivos também muito bem colocados. Concordo com diversos deles e principalmente com essas questões que ficam como críticas construtivas. Adorei conhecer esse seu cantinho maravilhoso!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tinham tudo em mãos para explorar esse assunto de relacionamentos abusivos e tratar isso da mesma forma que a HQ nos mostra, mas preferiram ignorar tudo para focar apenas nas bilheterias e o público em geral. O filme me passou a ideia de ser algo muito mastigado, como se apenas juntassem várias ideias e colocassem tudo junto, sem se importar com que mensagem isso passa ou não. Um elenco tão bom, mas personagens tão mal aproveitados; uma trilha sonora divina, mas totalmente perdida em meio a trama; ideia central ÓTIMA, porém muito mal executada.
      Muito obrigada pelos elogios! Não sou acostumada a dar criticas, mas fico feliz que tenha gostado e entendido meus pontos.

      Até mais. ♥

      Excluir
  5. Jesus, fiquei um bocado triste com sua descrição do filme, to com expectativas a mil pra assistir. Coitado do Jared, é um ator tão bom, tomara que eu fique impressionada com a atuação dele e não decepcionada, afinal o coringa é um dos meus vilões favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique, sério. O filme tem alguns defeitos, mas no geral ele é um bom filme. Eu me diverti muito assistindo, adorei a trilha sonora e pude ter o prazer de assistir a atuação maravilhosa da Viola Davis. Tenho certeza que irá gostar, apesar de não ser um filme maravilhoso como nos foi prometido. Eu amo o Jared, acho ele um dos melhores atores da atualidade, mas infelizmente por culpa do roteiro e direção, a atuação dele acabou não tendo um destaque bom e não fluiu bem como deveria.

      Excluir